Como montar uma confeitaria
Está pensando em começar o seu próprio negócio e quer aprender como montar uma confeitaria, do zero total?! Então hoje é o seu dia de sorte! Eu preparei um conteúdo muito bacana e detalhado sobre o assunto.
Eu tenho certeza que se você prestar atenção às dicas e informações de sucesso que eu trouxe aqui, você não só vai aprender a montar sua própria confeitaria, como vai se tornar um empreendedor de sucesso e realizado. É esse o objetivo!
Só preciso saber uma coisa: Você está disposto a dar total dedicação ao seu negócio?
Esse é um dos primeiros itens da lista “Como montar uma confeitaria”. Ter um empreendedor presente e dedicado é a base do negócio.
Se estiver, ótimo! Agora só depende de conhecimento, capacitação, conhecer alguns truques e macetes e colocar a mão na massa – literalmente! Tudo começa com a disposição e vontade, o resto vem sucessivamente.
Deixe eu te ajudar a abrir a sua confeitaria e ter uma vida do jeito que você sempre quis! Essa é a sua chance de mudar, de ir atrás dos seus sonhos e se tornar tudo aquilo que sempre sonhou!
Fica comigo até o fim que eu tenho certeza que depois dessa leitura você vai se sentir mais motivado e preparado a dar o primeiro passo.
Entendendo o que é uma confeitaria
A confeitaria é quase que um ambiente dos sonhos para quem ama doces! É o lugar onde você encontra as melhores coisas: bolos, tortas, brigadeiro, bolo no pote, cupcake, pudim e tudo o mais de delicioso que pode existir.
Além de oferecer o serviço de encomenda para eventos, é importante que a confeitaria também tenha a área de conveniência para os seus clientes consumirem no seu estabelecimento.
Então, além dos doces, bolos e tortas, você precisa investir em sucos, refrigerantes, chás e cafés para acompanhamento. Criar um ambiente aconchegante e confortável também é importante.
Quanto mais os clientes ficarem no seu estabelecimento e gostarem do ambiente e produtos, mais consumo farão e mais dinheiro você ganha.
Como montar uma confeitaria: Você precisa se profissionalizar!
No geral, quem procura informações sobre como montar uma confeitaria já tem alguma prática na área. Às vezes faz bolos deliciosos, ou doces e outros produtos que podem ser vendidos e comercializados.Só que para você abrir uma confeitaria de sucesso é preciso ter conhecimento profissionalizante e específico sobre a área. Ter um negócio vai muito além de saber fazer o carro chefe, você precisa conhecer tudo!
É por isso que você precisa conhecer o curso Básico de Confeitaria. Ele pode ser feito todo online ou por meio de livro e DVD. O bacana é que com ele você vai entender tudo sobre o negócio e não vai deixar passar nenhum detalhe que é importante.
Ele vai te ajudar desde a parte produtiva, como a parte gerencial e administrativa – que são muito importantes.
Só para você ter uma ideia do quanto esse curso básico de confeitaria é bom, olha só o que você vai aprender com ele:
Regras da pâtisserie;
Lista de equipamentos e acessórios que você vai precisar;
Treinamento de medidas e equivalências;
Todas as bases para confeitaria;
E muito mais!
Portanto, se você gostou do treinamento e tem interesse em adquirir, basta Clicar Aqui que você irá direto para a página oficial do curso.
Começando a montar sua confeitaria: A importância do bom planejamento
Se o seu negócio vai ser grande ou pequeno, não importa: você precisa se planejar bem! Sim, antes de colocar a mão na massa é importante pensar e analisar quais serão os passos que se vai dar.Você primeiro precisa ter uma ideia do que quer e do que pretende com o seu negócio. Desde o produto principal, os produtos adicionais, a região que quer trabalhar, como quer fazer, qual o tamanho do local, onde quer fazer a instalação.
A partir desses dados você vai organizando todo o restante e conseguirá entender do que precisa para realizar essas coisas. Você vai perceber quanto vai precisar investir, de que maneiras vai chamar a atenção da sua clientela e como tocar o negócio.
É por isso que fazer um bom planejamento da sua confeitaria é tão importante. Isso vai te dar base para ter um negócio capaz de se estabelecer e expandir no mercado.
Como montar uma confeitaria: Localização e estrutura
Depois do seu planejamento é hora de colocar em prática! Separei para você algumas coisas que são importantes na questão da localização e estrutura de uma confeitaria que você não pode deixar passar.É claro que muitas coisas variam de acordo com a região do país que você mora e também com os objetivos que tem com o seu negócio. Sem falar no tamanho dele e na capacidade que quer ter.
Veja abaixo o que eu separei e molde todas as informações de acordo com a sua realidade:
#1 – Localização
O seu negócio é muito segmentado? Por exemplo, você montou uma confeitaria especializada em bolos de casamento? Se sim, a sua loja precisa estar próxima de lojas de vestidos de noivas e de outras coisas de casamento.Conseguiu compreender? Se o seu negócio for de um público em especial você precisa procurar regiões onde esse público está. Isso vai ajudar que eles te enxerguem e entrem na sua confeitaria.
Caso não seja essa a situação, você precisa escolher regiões onde tem bom fluxo de pessoas do seu público alvo. A sua confeitaria é para pessoas que tem mais poder aquisitivo ou é algo mais popular?
O importante, independente do público, é que você esteja visível para as pessoas certas, em uma região de fácil acesso e que seja segura.
#2 – Estrutura
Grande ou pequena, a estrutura de uma confeitaria é baseada basicamente na área de produção e área de atendimento ao cliente. O mais importante é que ela seja bem organizada e limpa.A estrutura deve ser composta basicamente de:
Área de atendimento e salão;
Depósito de materiais;
Depósito de produtos prontos;
Área de produção (precisa ser grande e espaçosa);
Sanitário para clientes;
Sanitário para funcionários;
Área administrativa.
Sobre o depósito de produtos prontos, na maioria dos casos é feito um espaço especial na área de produção mesmo (cozinha) ou coloca-se em expositores e estufas resfriadas na área de recepção do cliente.
Dependendo da área que você trabalhe, é importante estacionamento privativo para os seus clientes. Isso já um ponto positivo a mais para que queiram ir para o seu empreendimento.
#3 – Equipamentos
Além da parte administrativa e dos móveis do salão, como mesa, cadeira e o balcão de atendimento, você vai precisar investir em equipamentos para uma confeitaria específicos.De todos os itens sobre como montar uma confeitaria, esse talvez seja o que mais vai exigir investimento financeiro.
Trouxe uma pequena lista para você ver – lembrando que a quantidade dos equipamentos e até os tipos dependem do seu negócio e sua região:
Estufas refrigeradas;
Vitrines para bolo e torta;
Assadeiras;
Fornos industriais;
Fogões industriais;
Batedeira industrial;
Liquidificador industrial;
Formas;
Freezer para área de produção e área de vendas;
Utensílios domésticos e de confeitaria;
Balcões de granito para produção;
Prateleiras e armários.
Dica: O ideal é investir em equipamentos novos – isso vai te dar maior durabilidade e também qualidade nos produtos. Caso você não tenha muito dinheiro para investir nisso ainda, compre usados, mas certifique-se da sua qualidade.
#4 – Pessoal
Montar uma equipe de sucesso é difícil, mas muito importante. Além de confeiteiros e auxiliares de cozinha, você vai precisar de auxiliares administrativos, alguém para cuidar do caixa e garçons para atender os clientes.O mais importante para que o seu negócio seja bem visto (anote aí na sua lista de como montar uma confeitaria) é que o atendimento seja incrível!
Se você acrescentar bebidas, como chás, cafés, sucos e outros, é importante ter um funcionário ou dois que trabalhe somente com isso e que entenda bem do que está fazendo.
Como montar uma confeitaria lucrativa: Dicas de sucesso!
Além de compreender como é a parte estrutural do negócio, existem algumas dicas, truques e macetes que vão te ajudar a construir um negócio que tenha mais retorno financeiro e consiga atrair mais clientes.Trouxe para você dicas especiais que eu tenho certeza que vão te ajudar nesse processo.
Observe abaixo e preste atenção:
#1 – Invista no que você sabe fazer de melhor
Esse é um ponto importante sobre como montar uma confeitaria. Por mais que seja importante ter vários tipos de produtos para oferecer aos seus clientes, você precisa ter um em especial que será o seu carro chefe.O que você sabe fazer de melhor?! Talvez seja um cupcake diferente, ou até mesmo uma torta que foi criada por você e que é irresistível, ou talvez uma série de brigadeiros ou bolos no pote…
Não importa o que seja você precisa ter algo assim! As pessoas precisam ir até a sua confeitaria porque além de tudo lá ser delicioso, tem aquele produto que não encontram daquele jeito em lugar nenhum.
Pense, repense e veja no que você pode focar que vai atrair sua clientela e ficar a sua marca no mercado – isso é muito importante!
#2 – Crie um cardápio irresistível
Além do seu carro chefe, você precisa adicionar outros produtos que as pessoas adoram e não resiste. É preciso gastar um tempo para a produção do seu cardápio porque ele precisa ser bem elaborado e ter a cara do negócio.Você precisa gastar tempo experimentando e testando receitas até encontrar uma fórmula especial, personalizada, que leve sabor e qualidade do seu jeito para o seu público alvo.
Uma boa dia para isso é analisar o que as pessoas estão consumindo na sua região. Quais são os produtos e ingredientes que mais tem saído por aí? Também é uma boa sacada utilizar ingredientes regionais para produção de algumas coisas.
Seja inovador, vá além do comum! Quem sabe criar um cardápio com nome de músicas, ou com nome de personagens de livros ou até mesmo com nome de personalidades? Pense em algo diferente e capriche.
#3 – Cuidado com os ingredientes!
Não adianta nada você ter produtos que ninguém tem na sua região se eles não forem feito com o máximo de cuidado e qualidade! Não dá para economizar logo na parte dos ingredientes que servem como matéria prima para o seu negócio.Utilizar ingredientes de qualidade é fundamental para que você tenha produtos que vão deixar sua clientela babando. Se um cliente experimentar um produto e não gostar, é muito difícil que o seu negócio consiga ir adiante.
É o boca a boca o responsável pela primeira divulgação do seu estabelecimento. Se as pessoas ainda não conhecem os seus produtos, faça com que se rendam à qualidade e ao sabor que tem neles.
Pense nisso! Uma dica para economizar em dinheiro, mas não em qualidade, é comprar os ingredientes em mercados atacadistas. Esse talvez seja o ponto mais importante sobre como montar uma confeitaria!
#4 – Invista forte na divulgação pela internet
Se você quer ganhar dinheiro com uma confeitaria precisa separar um dinheiro para investir na boa divulgação pela internet. Meu conselho é contratar uma agência especializada nisso para te ajudar.Hoje em dia divulgar seu negócio na internet é o motivo de fazer ele virar um sucesso ou não! Por isso ter pessoas qualificadas e experientes cuidando desse assunto vai ajudar você a se manter no topo nas pesquisas e chamar atenção da pessoas.
Uma boa dica é procurar por blogueiros da sua cidade que trabalham com dicas de locais e comidas e chamar para conhecerem o estabelecimento – capriche! Se eles gostarem, a audiência deles vai conferir o lugar.
Tenha certeza: Esse será um dos melhores investimentos do seu negócio. Ele é capaz de multiplicar o seu faturamento e te transformar em um empreendedor de sucesso!
Investimento para montar uma confeitaria
O investimento para montar uma confeitaria será variável de acordo com estrutura do negócio, tamanho, capacidade de produção e até de região.É possível montar um estabelecimento pequeno com um valor de R$40.000, enquanto é preciso investir mais de R$100.000 para algo bem maior.
Por isso que é tão importante fazer o planejamento, ele vai te dar uma ideia do quanto você vai precisar investir financeiramente para o seu negócio sair do papel.
Lembre-se também do investimento pessoal que você precisa fazer! Esteja disposto a se dedicar diariamente para que o seu negócio cresça e se estabeleça no mercado. Não adianta ter dinheiro se não tiver trabalho e vontade!
Coloque em prática o que aprendeu
Saber como montar uma confeitaria é o primeiro passo – e que bom que você está aqui – mas não adianta saber se não colocar em prática. Tenha certeza que se você quer muito isso, você pode conquistar sim!Você tem a capacidade de criar algo de sucesso, de mudar a sua vida e de conquistar todos os seus sonhos. Acredite nisso e corra atrás, trabalhando duro para conseguir!
Se você precisar de mais informações, eu recomendo que adquira o Curso de Confeitaria ministrado Pela escola da Confeitaria By marrara. Esse é um ótimo curso para quem está iniciando na área.
VEJA TAMBÉM:
BOLO NO POTE - COMO FAZER BOLO NO POTE PARA VENDER E LUCRAR
bolo
confeiteira
bolodepote
bolonopote
aniversário
aniversario
aniversários
confeitaria
sobremesa
chocolate
boleira
torta
bolo
feitocomamor
presentes
trabalho
emprego
doceria
doces
doce
docinhos
docesfinos
docinhospersonalizados
docedefesta
docinhosdecasamento
casamentos
diadosnamorados
brigadeirolovers
brigadeirosgourmet
Nenhum comentário:
Postar um comentário